sexta-feira, 17 de julho de 2009

BÍBLIA: UM LIVRO QUE FALA



Bíblia: Um livro que fala


O primeiro passo para conhecer a Palavra de Deus que está na Bíblia é ler a própria Bíblia.

Existem sete chaves que abrem a «casa» da Bíblia de forma libertadora, agradável e correcta.

Estas chaves são fáceis de recordar, pois elas estão simbolizadas no nosso próprio corpo.

No capítulo 5 do livro do Apocalipse, fala-se de um livro fechado com sete selos. O visionário do Apocalipse chora porque ninguém é capaz de abrir, de ler e de explicar o livro. Mas os seres vivos e os anciãos entoam um cântico a Jesus Cristo, Senhor da história, o único capaz de abrir o livro e desvendar os seus mistérios.

Certamente este livro é o livro da história da humanidade e ela inclui também a história do Povo de Deus e a nossa. E tanto a Bíblia como a vida devem ser lidas a partir de Jesus, Cristo e Senhor.

AS SETE CHAVES


Com as sete chaves encontraremos a Palavra de Deus na Bíblia e na vida, e entenderemos melhor o sentido das palavras. Pés bem assentes na realidade. Para ler bem a Bíblia é preciso ler bem a vida. Conhecer a realidade pessoal, familiar e comunitária do meio onde vivemos e do mundo. É preciso conhecer também a realidade vivida pelo Povo da Bíblia.

A Bíblia não caiu do céu já pronta; nasceu das lutas, das alegrias, da esperança e da fé de um povo (confira Êxodo 3, 7-10).

Olhos bem abertos. Um olho sobre o texto da Bíblia e outro sobre o texto da vida.

Que diz o texto da Bíblia? Que diz o texto da vida? A Palavra de Deus está na Bíblia e na vida. Precisamos de ter olhos para a ver. Ouvidos atentos em alerta. Um ouvido para escutar o clamor do povo e outro para escutar o que Deus quer dizer. Coração livre para amar. Ler a Bíblia com sentimento, com a emoção que o texto provoca. Só quem ama a Deus e ao próximo pode entender o que Deus diz na Bíblia e na vida. Coração pronto para se converter. Boca para anunciar e denunciar aquilo que os olhos viram, os ouvidos ouviram e o coração sentiu sobre a Palavra de Deus e a vida. Como posso eu calar-me? Cabeça para pensar. Usar a inteligência para meditar, estudar e procurar respostas para as nossas dúvidas. Ler a Bíblia, e ler também outros livros que a explicam. Joelhos dobrados em oração. Só com muita fé e oração se pode entender a Bíblia e a vida. Deve-se pedir ajudar ao Espírito Santo para entender o espírito da Bíblia. Não podemos fazer uma leitura ao pé da letra, porque a letra mata e o espírito vivifica, como adverte São Paulo (confira 2 Cor 3, 6). Certamente descobriremos outras chaves, mas estas são indispensáveis. É bom unir as chaves num chaveiro forte e firme. Este chaveiro é a família, o grupo ou a nossa Comunidade. A Bíblia lida em Comunidade, em grupo, torna-se mais fácil, mais proveitosa, mais agradável e um sinal da presença de Deus (confira Mt 18, 20).


Nenhum comentário: